As cores que o mundo tem

O miúdo gosta de roxo. E gosta de azul, amarelo, rosa e vermelho. Eu não vejo problema nenhum nisso, e ele, felizmente também não.
Comprei um pack de duas escovas de dentes para ele. Uma para casa, outra para a escolinha. Não prestei muita atenção às cores, escolhi-as pela idade recomendada e pelo preço. Na altura de substituir a de casa perguntei-lhe qual queria e ele agarrou logo a vermelha. A seguir parou por uns segundos e trocou a vermelha pela roxa. Parece que se levar a roxa para a escolinha, os outros meninos vão rir-se. Parece que o roxo não é cor para meninos. Parece que se uma das amiguinhas levar uma bola rosa, os meninos não jogam com ela. A mim parece-me que o mundo ainda tem muitas voltas para dar.
O que é que se passa ainda com a sociedade que se ri de quem gosta do roxo, se esse alguém não for mulher? Gente fraca esta que se reduz a um conjunto de estereótipos, que nada mais são que um monte de m**da. E como é que fica o meu papel de educadora? Explico com toda a convicção que o mundo é da cor que o quisermos pintar, mesmo que toda a gente se ria do lápis que escolhermos. E aceito, tranquilamente que ele não escolha o roxo, pelo direito a lavar os dentes sem ser apontado pela cor da escova que escolheu. E é isto. Ambiguidades necessárias mas que me entristecem...
Um dia ainda atiro com tinta aos olhos desta gente...


CONVERSATION

2 comentários:

  1. Falei de um tema parecido recentemente e tenho exatamente a mesma opinião! Vivo isso com os meus primos mais novos, que, apesar de gostarem, não levam t-shirts rosa para a escola, pois os amigos vão gozar com eles. Também me custa tanto ouvir isto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a contradição que é saber que está errado que não assumam o que gostam e mesmo assim concordar que se salvaguardem? Mundinho difícil este, irra!

      Excluir

Back
to top