TPC: Palavras difíceis

Quando era miúda, a escrita repetida de uma série de palavras consideradas difíceis, era um tpc recorrente. No dia, ao desconstruir um texto, a professora definia quais as palavras mais difíceis de ler ou escrever, e alinhava-as para que fossem escritas, repetidamente, diminuindo, dizia ela, a probabilidade de existência de erros ortográficos ou dificuldade na articulação vocal das palavras. Ainda hoje, ao escrever a palavra "príncipe" me lembro da D. Luísa, uma das minhas professoras da escola primária, de pronúncia bem definida, desmistificando o acento e o segundo "i" que eu insistia em escrever "e".
Embora a palavra "príncipe" me tivesse ficado guardada como uma palavra difícil, hoje, perante tantas outras que me foram aparecendo, o seu grau de complexidade fica reduzido ao ridículo. Primeiro porque a D. Luísa fez tão bem o seu trabalho que nunca mais lhe troquei as vogais e depois porque hoje, para mim, palavras difíceis são aquelas com as quais travo duras batalhas de compreensão e entendimento profundo. 
Já alguma vez se cruzaram com alguma palavra, que por mais que a digam em voz alta e a tentem entender verdadeiramente, parece que o significado não é assimilado? Por mais que a queiram para vós, não há estratégia definida o suficiente que a faça introduzir-se no vosso campo lexical? 

Ando em guerra com a palavra "resiliência" (o que é um contra-senso, eu sei) mas ainda não a consegui traduzir ao meu jeito, e já tenho dúvidas se algum dia vou ser resiliente conforme o que vem escrito no dicionário. Não é que duvide do que está escrito. Duvido da minha interpretação e da minha capacidade. Porque há dias em que a alma está tão exausta que não tem força para acreditar que se pode renovar, e outros há que o impacto do que se vive não esconde a verdade, a imperfeição e a fragilidade. Há momentos em que não há força para se fingir ter força, e não faz mal. 

No fundo, o que eu queria era ser resiliente sem ter que aprender a sê-lo, que já tenho a minha quota de batalhas difíceis. Por isso, D. Luísa, se estiver a ler isto, envie-me o tpc que eu prometo que faço tudo bem feito!


CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Back
to top