Mãe Guerreira? Não obrigada!

Sobre o chavão Mãe Guerreira, quanto às outras eu não sei, mas para mim, não obrigada!

Ora vejamos, então uma mãe tem um miúdo que, certo, foge à definição de "criança" que vem nos livros, trata de ajustar-se a uma nova realidade, e isso faz dela uma mãe guerreira? Mas não é isso que fazemos todas? Ou a outra opção é dizer "desculpe mas se agora vai ser assim, não estou interessada!"?

Mães com super poderes somos todas, ou então nem é nenhuma porque na verdade o que nós somos é humanas, com todas as nossas limitações, falhas e dúvidas. 
Sou só eu que diante de um obstáculo, arranjo força para o derrubar quando não o consigo contornar? E o seu peso, só quem o empurra é que o pode quantificar! Quem é que me assegura que, aos olhos de uma mãe, um joelho esfolado, dói menos que uma pneumonia? Como é que se compara, no coração de uma mãe, uma fractura óssea a uma surdez profunda?
Pessoas, isto não é uma competição, nenhuma mãe é mais lutadora do que outra.

Consigo acreditar que o chavão Mãe Guerreira possa ser atraente e que de alguma maneira nos consiga carregar o ego quando achamos que não vamos dar conta do recado, mas também acredito que uma boa base de apoio, um delegar de tarefas e uma boa caneca de café (ou copo de vinho), consigam fazer todas as maravilhas que a sociedade nos incute quando nos atribui esta nomenclatura.

À expressão Mãe Guerreira eu associo quase automaticamente um peso pela responsabilidade da luta e uma frustração quando não atinjo o que me proponho e o que os outros esperam que eu atinja, e no fim, inevitavelmente, uma pena implícita.

Minha gente, a maternidade já é dura o suficiente sem este tipo de chavões. Já é frustrante e já é ameaçadora. Ninguém precisa de estar constantemente a ser lembrada do luta em que está metida. Eu não só não sou mãe guerreira como também não quero ser! O que eu quero é poder dividir os encargos, dedicar tempo de qualidade aos meus filhos e dar-me mais tempo. Isto não é um torneio, e a verdadeira vitória não se prende ao endeusamento de algumas mães! 
Somos todas elos da mesma corrente, e não há cá argolas mais fortes do que outras.

Nada contra as Super Mães, Mães Guerreiras ou Maravilhas, mas para mim é só Mãe! Obrigada!



CONVERSATION

2 comentários:

  1. Completamente de acordo. Sou mãe de 3 filhos e detesto essa expressão. Somos mães, umas com mais dificuldades do que outras mas somos todas mães. Ridículo estes rótulos de mãe guerreira. Muito bem falado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que quem se refere às mães como guerreiras não o faça com má intenção. Pelo contrário, acredito que seja mesmo com respeito e admiração. Acontece que mais importante que isso, é perceber que guerreiros são todos aqueles que acordam de manhã e se fazem à vida. E respeito e admiração devemos a todos, e a todas as mães em especial! Sem "rótulos"!

      Excluir

Back
to top