A miúdos especiais, presentes especiais.

A Lau faz anos dentro de dias e já há cerca de três semanas que ouço a frase “não sei o que lhe ei-de oferecer!”. Costumo responder, primeiramente, com um “traz-lhe tempo para estares”, depois com um “compra bolachas que eu faço um chá”, e por fim “oferece-lhe um brinquedo”.

Não é que ela não tenha, nem que precise desesperadamente. Na verdade tem toda uma vasta secção de quinquilharia sem jeito, entre os quais se revelam imponentes garrafas de água vazias, pedaços de cartão ou marcadores de cabide (que enfiados em atacadores resultam nuns colares super chiques!). Adora comandos de televisão, molhos de chaves e autocolantes da fruta, tal como a maioria dos miúdos. Mas eu gosto de outros. E sempre que me perguntam sem rodeios o que oferecer, é um brinquedo que eu peço.

Eu gosto de investir em brinquedos com alma e com propósito. Passo horas à procura daquele que lhe proporciona um desafio à sua desajeitada motricidade fina, ou um apoio perfeito para uma marcha mais segura. Escolho-os pelo objetivo, pela estimulação que proporcionam, pela durabilidade e obviamente pelo preço. E não é fácil! Bendito seja o Lidl e as suas campanhas de brinquedos bbb!

Se já leram este post, já perceberam a importância do brincar, e em altura de aniversário (desculpa perfeita), um bom brinquedo, escolhido e encaixado no perfil terapêutico da Lau, dura todo o ano (e muitos mais, assim o espero), sem que tenha que pensar em arranjar outro! E logo que deixem de fazer sentido cá em casa, há sempre alguém que fica muito feliz por poder recebe-los, há instituições a quem os podemos doar, e há ainda lojas que não se importam nada de os comprar (podem ver aqui um exemplo).

Para o aniversário que aí vem, e a pensar nos desafios da etapa de desenvolvimento em que a miúda se encontra, escolhi um carrinho de bonecas vintage, em verga e madeira, com o peso certo e uma óptima pega, facilitadores da estabilidade da miúda na marcha. Tenho a certeza que se vai tornar um brinquedo de família, daqueles que passam de geração em geração!

Ela ainda não desembrulhou o dela, ainda não tenho fotos oficiais!


Se tal como o meu, o objectivo for usa-lo como andador para a estimulação/treino de marcha, aconselho a perguntar a altura da pega antes de comprar, para que tenham a certeza se estará colocada a uma altura facilitadora. A sua base é de madeira e por isso tem algum peso, contudo, se mesmo assim o acharem leve, tem profundidade suficiente para que se torne possível colocar um ou dois quilos de arroz (por exemplo) para que se torne ainda mais estável.

Podem encontrar este tipo de brinquedo em várias lojas físicas ou online. Eu encontrei-o na OhPlay, que já andava na minha mira há algum tempo!

A OhPlay é uma loja online sediada nas Caldas da Rainha e está recheada de brinquedos seleccionados pelo seu design, conforto e sustentabilidade. A mim, fazem-me lembrar aqueles brinquedos à antiga e que só se encontram em lojas vintage. Quando não encontro especificamente o que procuro na loja online, envio um email com a descrição do que pretendo e rapidamente me apresentam uma série de propostas! O atendimento é rápido e muito atencioso! É ou não uma mais valia?

Deixo-vos os meus brinquedos favoritos, no contexto das necessidades cá de casa:
Crianças com alteração do tónus muscular beneficiam com a estimulação em meio aquático. Quem é que resiste a umas boas brincadeiras num banho quentinho?

Este cavalinho é perfeito para estimular a marcha, ao mesmo tempo que promove a extensão dos membros superiores e a motricidade fina.


Não podia deixar de escolher o carrinho de bonecas. É um perfeito andador, auxiliando no treino de marcha, ao mesmo tempo estimula a criatividade. As brincadeiras do "faz de conta" vão estar com o nível de fofura aumentado!


Aproveitando a época Natalícia, deixo votos de compras conscientes, sustentáveis e sobretudo, adequadas às necessidades de quem as vai receber.


Artigo escrito em parceria com a Ohplay

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Back
to top