Não escolhi o Alentejo

Fui estudar para o Alentejo e não levei nada para além de uma mala de viagem, um nó no estômago e uma lágrima no olho. Não levei expectativas, motivação, nem vontade de estar ou ficar. Não escolhi o Alentejo. Descobri, um tempo depois, que ele me tinha escolhido. 
Quando terminei o curso trouxe tudo o que o Alentejo me tinha oferecido, a mesma mala de viagem, um nó no estômago com o dobro do tamanho e muitas lágrimas contidas. Trouxe as suas gentes, todas as que me preencheram o coração durante o tempo que fiquei, e que ainda hoje, à sua maneira vão preenchendo. Trouxe o pai dos meus filhos, que embora não sendo alentejano, tive a sorte de encontrar por lá. Trouxe os sabores e os cheiros porque o Alentejo é mesmo assim, entranha-se na pele, invade o coração e molda a nossa alma ao seu ritmo. 
Memórias boas estas, as que tenho do Alentejo e outras tantas vou construindo sempre que por lá passo.
O Alentejo cheira-me a coentros, a hortelã da ribeira e a poejos. Alguma vez pararam para sentir o cheiro do pão alentejano? E também me cheira à terra e ao mar, sim, no Alentejo também cheira a mar.
Sabe-me sempre a azeitonas temperadas, a vinho tinto e queijo curado. E sabe a espargos, a oregãos, a linguiça e a sopa de tomate. E sabe a férias, a momentos em família e com muitos amigos, na rua, às 22h à fresquinha.
No alentejo ouvem-se os grilos, as estrelas têm mais brilho e o vento nas searas tem um canto especial. Há tempo para tudo, com calma, e vamos "num instantinho" a todo o lado. As pessoas sorriem com os olhos e abrem-nos as portas de casa ao passar, encantando-nos. 
Todos os anos, nem que seja por um bocadinho, voltamos ao Alentejo, ao nosso refúgio, ao que nos tranquiliza e faz tão bem. Este ano, a missão era deixar que o Alentejo se entranhasse na pele da miúda, como já se entranhou na nossa. Daqui a uns tempos saberemos se resultou!









CONVERSATION

2 comentários:


  1. Vim aqui pela mão do Dr. Borrego Pires. Como julgo conhecer razoavelmente a sua costela de alentejano, não podia deixar de ler este ´post`.
    No FB deixei esta nota:
    "Fui ler. Uma delícia geral: Vê-se, ouve-se, prova-se, sente-se plenamente o Alentejo. Mas fico frustrado por não conhecer mais do Alentejo, para além de duas ou três estadas de 3, 4 dias..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que por esta altura, já tenha tido o prazer de descobrir a essência do Alentejo... se assim não for, não perca tempo! Há tanto que ver e sentir por lá! Votos de um feliz ano!

      Excluir

Back
to top